especiais

Por que participar de um clube do livro?

julho 28, 2018


Oi, gente! Tudo bom?

Hoje eu vim falar de um assunto super legal e fazer um convite, talvez dois. Em primeiro lugar, vocês já ouviram falar em Clube do Livro? Sabem como funciona? Já viu algum na sua cidade? Bem, eu vou explicar tudo neste post!

Um clube do livro pode ter vários formatos, mas sempre tem uma coisa em comum: vários leitores se juntam para conversar sobre suas paixões, os livros. Pode ser com leituras coletivas, com livros diferentes num mesmo tema, livros viajantes ou com bate-papos mais livres. Já vi clubes com encontros presenciais e virtuais, mas normalmente é algo mensal. Então pode ser bem variado, de acordo com os organizadores e os leitores participantes. Cada um tem sua característica.

Como vocês devem saber, aqui no blog temos duas autoras, uma carioca e outra mineira. E nós duas participamos de clubes do livro em nossas cidades. Por isso, falarei deste dois clubes, mas não fique triste se for longe de onde você mora, talvez tenha algum por aí também. E se não tiver, por que não começar um você mesmo? Chama uns amigos, cria um evento no facebook e não desanime se no início não aparecer muitos, acredite, sabemos bem, mas com o tempo melhora.


CLUBE DO LIVRO CARIOCA

Esse clube é um bebê ainda, o primeiro encontro oficial foi em julho e o próximo será no dia 11 de agosto. Foi criado por mim (Carla) e por uma amiga (oi, Juliana) da época dos grupos de McFLY, quando a banda ainda não era flopada. O primeiro encontro não-oficial a gente não fala sobre, apenas fingimos que nunca existiu (risos).


No nosso clube, como ainda não temos uma identidade muito definida por ser muito novo, deixamos em aberto as possibilidades. Por enquanto, fazemos um encontro presencial por mês com um tema. No mês de agosto, o tema é “Livros escritos por Mulheres”, você pode levar o último livro que leu ou o seu preferido, contanto que seja de uma autora mulher. Lá, cada um fala sobre o livro que trouxe e aí a conversa rola solta.

Se você é do Rio de Janeiro, está mais que convidado para se juntar a nós no próximo encontro. Leve seu livro, um lanchinho e confirme presença no evento! Você pode sugerir ideias e ajudar a melhorarmos o clube cada vez mais. Vamos viajar para vários mundos juntos?


Redes Sociais:

Facebook: Clube do Livro Carioca
Instagram: @clubedolivrocarioca


CLUBE DO LIVRO NEVES

O clube de Ribeirão das Neves é um piquenique literário com reuniões mensais no parque ecológico da cidade. Toda reunião tem um tema diferente para nortear nossa conversa. Indicamos livros que lemos recentemente, fazemos um lanche ao ar livre e conversamos bastante. No final sempre tem um sorteio, seja de livro, marcadores e outros brindes que já conseguimos com apoio de editoras e distribuidoras.


O clube já existe há algum tempo, mas apenas esse ano, quando foi reformulado, começou a crescer e a receber mais destaque com as divulgações nas redes sociais e os encontros num local mais amplo. Leia mais sobre a história do clube!

Se você é de Minas, compareça ao próximo encontro do Clube do Livro Neves, que acontecerá no dia 18 de agosto.


Redes Sociais:

Facebook: Clube do Livro Neves
Instagram: @clubedolivroneves

E ainda existe a opção do maior clube de Minas, que é o clube de BH, saiba mais!

Essas iniciativas, ainda mais num país onde a leitura não é uma paixão nacional, são muito importantes para incentivar e começar a mudar esse panorama do brasileiro. A leitura tem muitos benefícios e todo mundo deveria tentar adquirir esse hábito. É o que sempre digo: se alguém alguém diz que não gosta de ler, é porque não encontrou seu tipo de literatura ainda. Há uma variedade muito grande nesse meio, desde comédia até terror, desde livros físicos a e-books e audiobooks, num desses nuances, você pode encontrar o seu mundo ideal.

"Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas." - Mario Quintana.

 Ler um livro é o maior ato revolucionário que você pode fazer contra o sistema. E nada melhor do que não estar sozinho nessa. Vamos ler juntos? Vem participar dos clubes! Ou inicie sua própria revolução...

Se você gostou da postagem, compartilhe! E comprando na Amazon através dos nossos links, você contribui com uma porcentagem da sua compra sem gastar nada mais por isso e ainda ajuda o blog.
Aproveite e teste grátis o Kindle Unlimited!
Acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Que a força esteja com você e a sorte à seu favor! Volte sempre! #desaparatei

4 comentários

  1. Acho qu esta iniciativa d emontar os clubes são fundamentais para mostrar que o leitor nao esta sozinhho, que ele faz parte de um grupo que ama ler e falar sobre litertura. Tenho muito orgulho de fazer arte do Clube de NEVES, e torço para que o clube Carioca cresça. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito! As pessoas funcionam melhor quando sabem que não estão sozinhas haha Tomara que o Clube Carioca cresça, assim como o Clube de Neves <3

      Excluir
    2. A leitura leva ao encontro de nós mesmos

      Excluir

Comente sua opinião!

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!