resenha

[Resenha] Em Algum Lugar nas Estrelas, da Clare Vanderpool

abril 25, 2018

Nome: Em Algum Lugar nas Estrelas | Autora: Clare Vanderpool | Gênero: Aventura | Editora: Darkside Books | Ano: 2016 | Páginas: 288
Sinopse: "EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.
Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.
Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam para casa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz."
Trecho Preferido: “Você precisa procurar as coisas que nos conectam. Encontrar os jeitos com que nossos caminhos se cruzam, nossas vidas se interceptam e nossos corações se encontram.”

Oi, gente! 
Hoje eu vim falar sobre esse livro fofíssimo que li recentemente. 
Em Algum Lugar nas Estrelas vai contar a aventura de Jack e Early seguindo a Trilha Apalache e indo em busca do famoso urso que habita as redondezas. 

Porém, a trama aborda muito mais que isso. Jack acabou de perder a mãe, então vemos o protagonista em um momento muito delicado, em que ele ainda está aprendendo a lidar com o luto. Além disso, Jack agora tem que se acostumar com o pai - que devido a guerra estava ausente -, e com uma nova escola num ambiente bem diferente do que ele estava acostumado. 

Enquanto isso conhecemos um dos personagens mais encantadores e excepcionais que já vi: o Early. O garoto sai no meio das aulas sem dar explicações, sempre tem muitas informações sobre os mais variados assuntos e consegue “ler” uma história a partir de números. O garoto é tão peculiar que determina um cantor para cada dia da semana, menos quando chove, porque aí é Billie Holiday.


Ao longo da narrativa vemos esses garotos se aproximando e superando suas diferenças. Principalmente, Jack entendendo as estranhezas de Early e se habituando a elas. De maneiras inusitadas conhecemos personagens que tornam a jornada dos meninos ainda mais desafiadora. E a narrativa traz uma mensagem muita linda de superação, persistência, amizade e amor.

O que mais me encantou foi a sutileza de Vanderpool para descrever os sentimentos dos meninos e a forma como eles encaram os desafios. Também foi muito tocante a conexão deles com os familiares - Jack com a mãe, Early com o irmão mais velho -. Acredito que a autora conseguiu mesclar na dosagem certa o teor emocional e o espírito de aventura. 

No final do livro a escritora revela um detalhe sobre Early que é possível desconfiar durante a narrativa, mas que pela época em que se passa a história, não era algo abordado. Outro ponto super positivo do livro.


“Early havia me permitido vislumbrar o que ele via, ouvia e sentia por intermédio dos números. E havia nisso uma beleza que era calorosa e real.”

Foi uma leitura muito gostosinha e proveitosa. Espero que vocês gostem também!
Beijos! 

Se você gostou da postagem, compartilhe! E comprando na Amazon através dos nossos links, você contribui com uma porcentagem da sua compra sem gastar nada mais por isso e ainda ajuda o blog.
Aproveite e teste grátis o Kindle Unlimited!
Acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Que a força esteja com você e a sorte à seu favor! Volte sempre! #desaparatei

0 comentários

Comente sua opinião!

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!