cariotipo

Cariótipo: Raphael Draccon

janeiro 12, 2017


Demorou, mas tem nova postagem na coluna Cariótipo!

Não se lembra do que se trata a coluna? Ok, não te julgo. Passou muito tempo desde a última vez, realmente. Mas não tem problema, eu explico novamente. Cariótipo para quem não sabe é um exame que analisa a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula, em outras palavras, é onde vemos as características (genéticas) de uma pessoa. “É O QUE? ENTREI EM UMA AULA DE BIOLOGIA E NEM PERCEBI?” Calma, gafanhoto! Só expliquei isso para que você entenda a ideia da coluna: conhecer a fundo um autor específico, faremos um cariótipo do autor, falando sobre sua vida, suas obras e também algumas curiosidades.

E hoje é sobre aquele que ou amam ou odeiam: Raphael Draccon, senhoras e senhores!

Eu já fiz resenha aqui dos três livros de Dragões de Éter, trilogia fantástica do Draccon. Mas afinal, quem é esse cara?


Raphael Draccon é um carioca, nascido em 1981, cuja carreira começou muito jovem, aos 16 anos, como digitador e redator de jornais locais. Foi professor de artes marciais num dojo e fez faculdade de cinema, cuja especialização em escrita cinematográfica lhe rendeu um Prêmio de Mérito da American Screenwriter Association (ASA) por seu primeiro roteiro de longa-metragem, chamado “In Your Hands”, um drama sobrenatural. Segundo o site do próprio Draccon, “O roteiro foi entregue por Stuart Manashil, da Creative Artist Agency (CAA), a Will Smith, e também a James van Praagh, escritor best-seller e produtor da série para televisão “Ghost Whisperer”. Incrível, não?


Ainda nos tempos de faculdade, com 22 anos, escreveu sua primeira série de livros: Dragões de Éter. Essa trilogia virou minha queridinha em 2015, quando a li. Vocês podem conferir mais da minha opinião sobre o primeiro livro – só do primeiro, para não pegar spoilers – AQUI. Dragões de Éter é do gênero fantástico e tem um narrador um tanto peculiar. A escrita de Draccon causa estranhamento de início, mas você acostuma e, em minha humilde opinião, até se apaixona pela narrativa um tanto quanto diferente. O autor reconta as histórias infantis, modificando-as e introduzindo novos elementos a uma história bastante original, apesar dos personagens já conhecidos.

“Estamos diante de uma geração de leitores mais jovens que nasceram conectados. Hoje eles terminam de ler um livro e entram na comunidade virtual do autor, escrevem e compartilham finais alternativos, vão atrás de games baseados na obra. E isso passa pela cabeça do autor quando ele compõe. Então, por exemplo, a gente pensa em um personagem que some em um capítulo do livro e relata, num conto extra disponível no site, o que aconteceu com ele. Nas comunidades, o leitor opina, propõe histórias… Os fãs de Dragões de Éter criaram um personagem que irá entrar no próximo livro da minha série. Esse é o conceito de literatura 3D.“

Além de Dragões de Éter, Draccon também escreveu Espíritos de Gelo, Fios de Prata – Reconstruindo Sandman e a série Legado Ranger, com três livros lançados. Em suas obras, é clara a inspiração em autores como Neil Gaiman (de quem também fizemos um Cariótipo aqui), assim como em coisas da cultura pop, como o jogo Final Fantasy, que recebe muitas referências na trilogia de Nova Ether.

Hoje, Raphael mora nos EUA com sua esposa e também escritora, Carolina Munhóz. O casal mais fofo que você respeita! O autor também entrou para a equipe de roteiristas da Globo em 2015, participando da criação da minissérie Supermax. Sem dúvida, um sucesso, não é verdade? Ele merece!


Se palavras pudessem definir pessoas, talvez a que mais se encaixasse em Raphael Draccon, seria “sonhador”, eu diria. Felizmente, os limites não são impostos por definições e Draccon não apenas sonha, mas faz outros sonharem. Obrigada, Raphael!

E por falar em sonhos, ano passado saiu a notícia de que teremos o quarto livro da série Dragões de Éter! Com provável lançamento para 2017, mas nenhuma data confirmada, o quarto volume já possui título: Dragões de Éter – Estandartes de Névoa. Não temos muitas informações concretas ainda, mas já podemos surtar por estarmos tão perto da tão sonhada continuação da série! Só vem!


Espero que tenham curtido esse retorno da coluna Cariótipo. Que autores vocês gostariam de ver aqui? Comentem aí!

Que a força esteja a seu favor! Não se esqueça de clicar em "seguir" aqui do lado e também nas nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Volte sempre! #desaparatei

0 comentários

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!