resenha

[Resenha] Supernova: O Encantador de Flechas - Renan Carvalho

fevereiro 02, 2016

Nome: Supernova - O Encantador de Flechas #1
Autor: Renan Carvalho
Gênero: Fantasia
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636795
Ano: 2015
Páginas: 438
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ 
Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.

Frase Preferida: "Só descobrimos o quanto somos frágeis quando vemos a morte de perto."
Resenha:



Está se tornando rotina eu gostar de personagem principal! Quem sou eu? O que fizeram comigo? Haha
Sim, pela terceira vez no mês, eu gostei do protagonista... E olha que li quatro livros! Se bem que, acho que gostei de todos os protagonistas das leituras de janeiro, mas enfim, vamos falar de Supernova!
Conheço o livro há um bom tempo, mas só na Bienal de 2015 pude comprar. E eu me arrependo muito... DE NÃO TER COMPRADO ANTES!



Supernova – O encantador de flechas se passa numa cidade chamada Acigam, onde a magia – nome dado ao uso das energias – é proibida e magos são caçados pelo governo tirano. Magos, magia... Parece tudo meio sobrenatural, mas nada mais é que Ciência! A energia dos elementos, como o fogo ou a água, pode ser controlada, encantada, manipulada, modelada ou orientada por pessoas que tenham afinidade com tal elemento. Pelo conflito de interesses e pelo perigo que os magos oferecem ao governo, as autoridades da cidade possuem soldados especialistas em aniquilá-los, são chamados de Silenciadores.

Em meio a tudo isso está Leran, um jovem garoto que aprende a encantar objetos com seu avô, às escondidas, é claro. De repente, com o agravamento da situação entre o governo e a Guilda, o grupo que sabe utilizar-se da Ciência das Energias, e uma guerra civil iminente, Leran se vê arrastado para dentro dessa batalha, descobrindo muitas coisas de seu passado e entendendo muito mais as suas habilidades com os encantamentos.



O livro é cheio de reviravoltas e revelações surpreendentes. Cada capítulo, uma nova emoção! E é bom do início ao fim, não tem parte chata, não tem parte parada. Começa bom e termina melhor. O ritmo da narrativa flui perfeitamente e o leitor entra completamente na história. O enredo super original, pois nenhuma das revelações são esperadas, uma ou outra você acaba desconfiando pouco antes dela ser confirmada, mas você sempre se surpreende, e é diferente de tudo que já li. Uma criação que excede expectativas! Nada melhor que um livro que te deixa com um sorriso no rosto e sedenta por mais.


"Se eu vivesse assim, teria muito mais motivos para me rebelar contra o governo, mais até do que os magos. Porém, quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano."

Eu me surpreendi por gostar do protagonista, que é um garoto inteligente, corajoso e toma as atitudes certas, sem aquela de “vou bancar o herói”, típico dos personagens principais. Mas me surpreendi também por gostar da narrativa que é em primeira pessoa. Eu não curto muito livro narrado em primeira pessoa, pois influencia muito em como você pensa sobre cada personagem e ás vezes o personagem devaneia demais, fazendo a história ficar um pouco cansativa. Porém, entretanto, contudo, todavia, Renan Carvalho escreveu magistralmente nos pontos de vista de dois personagens, cativando o leitor, transportando-nos para dentro de Acigam, acompanhando Leran ou Judra (que narra num certo momento do livro), sem ser muito influenciado pelo pensamento deles, nem sofrer com pensamentos excessivos, vulgo dúvidas, dos personagens.

Todos os personagens muito bem trabalhados e introduzidos na história. Eu realmente não encontrei defeitos na obra, até a capa, a diagramação e todas as artes foram bem feitas. Tem até um apêndice bonitinho no final, detalhando conceitos citados durante o livro, e um capítulo extra que me deixou MUITO curiosa. Talvez, a única coisa que eu possa considerar como defeito, foram duas mortes que eu achei um pouco desnecessárias, mas faz parte né? Se o autor não mata seus personagens queridos, qual a graça? Mentira, não tem graça nenhuma em matar personagens, meu coração ainda está dolorido. Muito cruel da sua parte, Renan! Mas posso te perdoar porque o livro é maravilhoso!



Bom, como boa pessoa aleatória que eu sou, tenho que falar de um dos personagens que mais gostei, acho que meu preferido. Claro que gostei de Leran, Judra, Luana (a irmã de Leran) e vários outros magos e até de um silenciador... Mas Mael foi quem conquistou meu coração. Aí você me pergunta o porquê... Eu não faço ideia! Talvez porque gostei do controle da energia que ele faz, usando a luz para criar ilusões, talvez pelo jeito dele. Sério, não faço ideia, mas eu o amei demais! Só queria dizer isso.


Boom, Mael e Galek


Supernova – O encantador de flechas é uma boa, não, uma ótima opção para os fãs de fantasia (o livro tem um toque de distopia, suspense e aventura também). Para os que querem iniciar no mundo fantástico também é uma boa escolha, irá começar bem. Para quem não gosta, é sempre bom experimentar coisas novas, hein? E para quem realmente não gosta do gênero... Cara, eu lamento muito por você, meus sinceros pêsames, porque você não sabe o que está perdendo!
"Afinal, como meu avô disse: "Isto é só o começo". Do quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier."

Que a força esteja a seu favor! Não se esqueça de clicar em "seguir" aqui do lado e também nas nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Volte sempre! #desaparatei

0 comentários

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!