entrevistas

Projeto 1BOOK4LIFE

janeiro 27, 2017


Olá, pessoas!
    Hoje eu vim apresentar pra vocês um projeto muito bacana que merece reconhecimento: o 1BOOK4LIFE.
    Todos nós leitores ávidos e apaixonados, sabemos muito bem da importância que nossos amados livros tiveram em nossas vidas e esse projeto é voltado justamente para isso: levar a literatura às crianças, incentivar o gosto e hábito pela leitura e, assim, transformar vidas.
    O motivo: No site do projeto vocês encontrarão dados alarmantes referentes aos hábitos de leitura dos brasileiros e aos níveis de alfabetização. Pra vocês terem uma ideia, 1 em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de matemática, leitura e escrita e no país existem, aproximadamente, 150 milhões de analfabetos funcionais. É muita gente!!
    Por meio de estudos como o do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), tornou-se claro que o desempenho escolar do aluno é melhor quando este possui mais obras literárias em casa. Ou seja, a leitura é de grande importância para resultados positivos na escola.
    Dessa forma, o 1BOOK4LIFE tem o objetivo de mudar essa realidade. O projeto trabalha com escolas públicas de municípios em que os indicadores educacionais, sociais e geográficos são mais críticos. Atualmente, 6.310 escolas participam e 2,3 milhões de alunos são beneficiados.
    Como funciona? Clicando em Presenteie Livros no site do 1BOOK4LIFE, você escolhe quantos alunos quer ajudar. Em seguida, você será redirecionado ao site de uma editora parceira e realiza a compra normalmente. Na escola, cada criança recebe dois livros, que posteriormente poderão ser trocados entre si. Lembrando que os livros são cadastrados em um sistema de monitoramento, ou seja, é possível acompanhar seu percurso e impacto nas vidas dessas crianças.

    E, para completar, realizei uma breve entrevista com o Daniel Herkenhoff, empresário e criador do projeto.

1) Para uma pessoa que criou um projeto que incentiva a leitura, acredito que ela sempre se fez presente na sua vida também. Quais seriam as obras e autores que mais te marcaram?

D:
"Sem dúvidas! Livros são uma paixão. O primeiro livro que me marcou, quando bem pequeno, foi 'Precisa-se de um rei'. Outros 3 foram 'A volta ao mundo em 80 dias', 'O fim da eternidade' e 'A Revolta de Atlas'. Autores eu realmente gosto de muitos. Mas se destacam Isac Asimov e Júlio Verne. Deu para notar que gosto de ficção científica e distopias."


2) De onde surgiu a ideia para o projeto? 

D: "A ideia veio sendo construída ao longo de muitas boas conversas que sempre tenho com 3 amigos. Somos todos de alguma maneira ligados à educação e acreditamos que as tecnologias da informação podem alterar a trajetória decadente que a área vem sofrendo ao longo das últimas décadas em todo o mundo."


3) Imagino que no início pode ser bem difícil para colocar um projeto em prática. Como foi com você quando começou o 1book4life? 

D: "Toda ideia nova, toda inovação, dá trabalho. O bom em relação ao 1BOOK4LIFE é que o programa é apaixonante! Sua simplicidade torna tudo mais encantador, afinal, o princípio que o norteia é "amar a leitura". Quem ama ler entende melhor o mundo à sua volta. Está compreensão abre muitas portas."


4) Atualmente qual é a maior dificuldade que você enfrenta para manter o projeto em prática? 


D: "A dificuldade é a mesma, creio eu, de todo projeto social: mesmo tocando o coração das pessoas, poucos são os que efetivamente fazem uma doação. Por quê? Falta de dinheiro, 'já pago impostos demais' etc."


5) Deixe uma mensagem para os leitores do DNA Literário.

D: "As coisas que realmente nos guiam nesta vida são baseadas em princípios bem arraigados e compreendidos. Sabemos, por exemplo, que a família deve ser amada e respeitada e isto nos guia a crescermos como seres humanos melhores. A família é um destes princípios. O respeito é outro.

Ler é outro destes princípios fundamentais. Quando você ajuda um aluno carente a se apaixonar pela leitura, você se torna responsável por passar mais um destes princípios que nos guiam por toda a vida.
Milhões de alunos no Brasil não têm a oportunidade de arraigar em suas vidas o princípio da leitura. Ajudando e convidando amigos a fazerem o mesmo por meio do 1BOOK4LIFE cria uma corrente muito forte que pode ganhar uma velocidade tal a ponto de mudar a vida de uma geração inteira em poucos anos.
Venha conosco ajudar alunos a se tornarem mais livres para escolher. Vamos juntos transformar vidas por meio da leitura!"


    Todas as informações que eu mencionei aqui vocês podem conferir no site deles, tudo bem bonitinho. E sabe o que é mais amor? Encontrar na lista de livros doados obras que eu ganhei e li quando pequena. O coração até derrete! 
    E aí, o que acharam? Vamos ajudar? :) 

Que a força esteja a seu favor! Não se esqueça de clicar em SEGUIR na coluna da direita do blog em "SEGUIDORES" e também de nos acompanhar nas nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Compartilhe e volte sempre! #desaparatei

0 comentários

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!