resenha

[Resenha] Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, da Becky Albertalli

agosto 02, 2016

Nome: Simon vs. a Agenda Homo Sapiens | Autora: Becky Albertalli | Gênero: Young Adult | Editora: Intrínseca | Ano: 2016 | Páginas: 272
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos. 
Trecho Preferido: “Ele falou sobre o oceano entre as pessoas. E que o objetivo de tudo é encontrar uma margem até a qual valha a pena nadar”.

    Esse livro foi sem dúvida uma das leituras mais agradáveis do ano. Sabe quando você se sente realmente íntimo do protagonista? Então, foi essa experiência que a escrita da Becky me proporcionou. Como é uma narrativa em primeira pessoa eu me senti bem próxima do Simon e isso foi maravilhoso, parece que ele está conversando com o leitor a todo o momento. Você se encanta com o personagem e quando percebe está vivendo todos os dramas adolescentes junto com ele.  
    Simon é gay, mas ainda não “saiu do armário”. A única pessoa que sabe é Blue, um garoto que ele conheceu no Tumblr com quem troca e-mails constantemente, e apesar de não revelarem suas verdadeiras identidades, eles sabem que são da mesma escola. E essa relação/ romance entre os dois é um ponto extremamente cativante na história.
    Eles não se conhecem pessoalmente, mas criaram uma proximidade tão forte que muitas vezes Simon recorre à Blue para falar de certos assuntos. Apesar de conhecer seus amigos desde pequeno, Simon tem tanta dificuldade em ter algumas conversas com eles que somente confia em Blue para isso. E aí vem um ponto bem interessante, a questão de identidade, essa insegurança do Simon se assumir e descobrir o que as pessoas que estão acostumadas com o Simon de sempre vão achar sobre essa “mudança".

“Estou ocupado demais tentando não me apaixonar por alguém que não é real”

    Então, os problemas de Simon começam quando Martin, um garoto que até então ele achava um nerd, esquisito e inofensivo, descobre sobre as trocas de e-mails entre Simon e Blue e começa a chantagear o garoto. Martin está afim de Abby, uma amiga de Simon, e quer que o menino arrume um jeito para que ele se dê bem com a garota, senão todos vão ficar sabendo sobre os e-mails.
    Não basta estar se apaixonando por um garoto que ele não sabe quem é e ter medo de se assumir para seus amigos e familiares. O garoto ainda tem que aturar Martin o chantageando. Não está nada fácil para Simon. Mas eu juro que é um romance YA leve e que vai te prender desde a primeira página, além de tratar sobre assuntos que precisam ser falados. 
    O livro ainda tem várias referências, de Harry Potter a Doctor Who, ta bom pra vocês?  Lembrando que é melhor ler comendo Oreo, do contrário vão ficar com vontade. E para felicidade da nação a identidade de Blue é revelada, e eu realmente fiquei super contente por ter sido alguém que eu queria. Enfim, será que Simon vai ceder à chantagem? Corre pra ler que vale a pena!



Que a força esteja a seu favor! Não se esqueça de clicar em SEGUIR na coluna da direita do blog em "SEGUIDORES" e também de nos acompanhar nas nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
Obrigada por tudo! Volte sempre! #desaparatei

0 comentários

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!