filme

Dica de Filme: O clube de leitura de Jane Austen

fevereiro 17, 2015

E aí, pessoal? Tudo na paz? Espero que sim.
Hoje é dia de coluna, hoje é dia de Dica de Filme. Trouxe mais um bom filme pra vocês assistirem.
Sabe aquele tipo de filme que não chama muita atenção e que depois te surpreende de um jeito bom? Então, foi o que aconteceu com O clube de leitura de Jane Austen. Bernadette, a mais velha do grupo, decidiu criar um clube do livro dedicado a escritora Jane Austen. Inicialmente, era para serem só mulheres, uma para cada livro de Austen, mas Jocelyn, outra integrante do clube, convidou um rapaz para participar, assim formou-se o grupo.


Sinopse: Sacramento. Bernadette (Kathy Baker) foi casada 6 vezes e hoje vive sozinha. Jocelyn (Maria Bello) jamais se casou e está em depressão devido à morte de Pridey, seu cachorro. Sylvia (Amy Brenneman) é casada com Daniel (Jimmy Smits) e tem 3 filhos, mas sua vida está abalada pelo fato de que o marido está apaixonado por outra mulher. Allegra (Maggie Grace), filha de Sylvia e Daniel, é uma jovem gay que decide voltar para casa para servir de suporte à mãe, devido aos problemas em seu casamento. Prudie (Emily Blunt) é uma jovem professora de francês de colegial, que casou-se recentemente com Dean (Marc Blucas) e teve que cancelar uma aguardada viagem para Paris devido a um problema nos negócios. Grigg (Hugh Dancy) é um técnico nerd, que gosta de participar de convenções de ficção científica. Um dia Bernadette sugere a criação do clube do livro "Sempre Austen o Tempo Todo", dedicado aos livros da escritora Jane Austen, alegando que ela é perfeita para curar os males do mundo. Jocelyn, Allegra, Prudie, Sylvia e Grigg aceitam fazer parte dele, o que faz com que todo mês o grupo se reúna para discutir um dos livros da escritora. Com o tempo eles se abrem sobre suas vidas, percebendo as mudanças neles ocorridas.

Em meio aos problemas vividos por cada personagem, o clube permanecia com um livro por mês e a escolha do livro era devido ao momento que estavam passando, como se Jane estivesse dando as respostas para as vidas dos personagens.
Algo bastante interessante desse filme são os debates sobre os livros, algo que, para quem leu, será bastante divertido. É o seu momento de interação com o filme, sabe? Como se você fizesse parte do clube e pudesse concordar ou discordar e dar suas opiniões sobre as obras de Austen



Meu personagem preferido é Grigg, interpretado pelo lindo do Hugh Dancy. Ele é um cara que entrou no clube por acaso. Afinal, ele é um nerd que gosta de ler ficção científica, então... Jane não era bem seu estilo, mas ele acaba gostando e isso foi bem legal. As comparações dele com Star Wars ou os comentários meio que sem noção em relação aos livros proporcionam a diversão do filme. Também amo a Bernadette, ela é sempre alegre, tem um ar de sabedoria, adoro personagens assim.
E o melhor de tudo é que nesse filme tem um final feliz para todos. Tem gente que não gosta muito disso, mas eu gosto de finais felizes. Afinal, eu vejo filmes, leio livros para isso... Se quisesse finais trágicos eu veria/leria o jornal. E acho que tem uma lição aí: Apesar das dificuldades, dos obstáculos e das coisas ruins que acontecem em nossas vidas, sempre tem um jeito de tudo dar certo, sempre podemos ter o nosso final feliz. Todos têm direito a isso.
Recomendo esse filme principalmente para os amantes dos livros de Jane Austen. Porém, todos que se interessarem, também recomendo, é bem fofo!
P.S: Eu só li Orgulho e preconceito até agora, mas já é meu livro preferido... Não vejo a hora de ler os outros!




Frases do filme:

"Eu gosto da forma como Austen faz com que os homens se expliquem a si próprios"
"Nunca devemos subestimar o poder de uma carta bem escrita.  É um formidável combustível para a alma."

Trailer: 


0 comentários

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NOSSO CANAL E SE INSCREVA!